8 MANEIRAS DE OTIMIZAR SEUS ESTUDOS EM OUTRO IDIOMA

8 MANEIRAS DE OTIMIZAR SEUS ESTUDOS EM OUTRO IDIOMA

1 – ORGANIZE-SE

O primeiro passo para aprender um idioma é organizar um espaço para estudo. Iluminação e silencio são indispensáveis, bem como uma mesa arrumada com dicionário, caderno e até mesmo um computador com fones de ouvido para fazer exercícios auditivos.

2 – PLANEJE O SEU TEMPO

PARA TUDO! Este item é IMPORTANTÍSSIMO! Escreva em um pedaço de papel as atividades que você tem durante a semana e separe um tempo para se dedicar aos estudos. Lembre-se do item anterior! Quinze minutos de estudo organizado são mais proveitosos do que uma hora de “levanta e senta”procurando livro, caneta e papel pela casa.

3 – CAIA NA ROTINA…

…De estudar com frequência. O contato frequente com o idioma ajuda o cérebro a fixar o conteúdo. Esse contato não necessariamente se resume a sentar e fazer exercícios em um livro. Aproveite o tempo livre durante o dia, por exemplo no trem, ônibus ou no horário de almoço para ler ou ouvir algo no idioma estudado.

4 – EXPONHA-SE!

Não… Não precisa sair contando sobre sua vida pra todo mundo. Exponha-se ao idioma estudado! Assista a séries, veja notícias, leia livros, ouça música. Tudo o que conseguir encontrar ajuda, e com a internet, essa tarefa tornou-se muito mais fácil (imagina tentar encontrar um VHS de um filme alemão na locadora do seu bairro…).

5 – ENCONTRE ALGO QUE VOCÊ GOSTA

Sempre que possível, associe o estudo à coisas que você gosta. Cante junto com sua banda favorita, dentro e fora do chuveiro. Assista a filmes e séries. Hoje em dia dá até pra assistir programas de TV de outro país online!

6 – PERSISTÊNCIA

Quando começamos um projeto novo, seja ele qual for, temos a tendência de ir perdendo motivação com o passar do tempo, como se o “combustível”daquela “chama inicial” fosse se esgotando. Com o aprendizado de um novo idioma não é diferente, por isso, tenha consciência de que os resultados virão a longo prazo. Quem acredita sempre alcança!

7 – MOTIVAÇÃO

Bateu aquela vontade de não estudar hoje? Lembre-se do seu objetivo inicial! Escreva num pedaço de papel grande o que você pretende alcançar com o domínio do idioma. Quanto mais específico melhor. “Trabalhar em uma multinacional”, “Fazer um curso de especialização na Irlanda”, “Subir a Torre Eiffel”. Cole esse papel em um lugar bem visível na sua casa.

8 – CORAGEM

Para fechar com chave de ouro, A DICA MAIS IMPORTANTE. O segredo para aprender qualquer coisa na vida é NÃO TER MEDO. Existem pessoas que nunca aprenderam a andar de bicicleta por medo de cair. Pessoas que nunca aprenderam a nadar por medo da água. Pessoas que, com medo do “não”, ficaram com a eterna dúvida sobre o “sim”.

Errar é extremamente necessário para o aprendizado. Não tenha medo de cometer erros e do que as pessoas vão pensar sobre eles. O sucesso se compra com suaves prestações de tentativas e erros.

Qual das dicas você gostou mais? Deixe um comentário.

Deixe uma Mensagem

Your email address will not be published.