A importância de praticar a leitura

A importância de praticar a leitura

E ae pessoal! Hoje continuaremos a série sobre a importância de escutar, falar, ler e escrever ao estudar uma nova língua!

Hoje falaremos da leitura, ou reading em inglês, la lectura em espanhol, la lettura em italiano, la lecture em francês e das Lesen em alemão.

Pergunta: quantas vezes você pegou algum livro aqui na LS Idiomas para ler? “Mas eu odeio ler!”. “E agora José”?

A Market Research World publicou o Índice de Cultura Mundial, que fala sobre hábitos culturais em diversos países, e entre eles a leitura. E o Brasil está bem no ranking, certo? Infelizmente não! Estamos em 27° lugar nessa lista, atrás de países como Egito, Arábia Saudita e Venezuela, sendo a Índia o primeiro da lista.

Essas estatísticas enviam uma mensagem alta e clara: a leitura é essencial para uma vida acadêmica, profissional e pessoal. Imagine seu chefe lhe pedindo para ler um documento em outra língua e diz que espera um resumo do material para o próximo dia. Você tenta ler mas não entende o que as palavras significam. Como você se sentiria? Chateado? Desanimado? Ou imagine tentar sobreviver e prosperar em uma sociedade onde você não consegue compreender o significado básico de sua conta de telefone, seu contrato de hipoteca ou como seguir sinais de trânsito. Pior ainda, imagine não poder ler o rótulo em uma garrafa de medicamento ou um recipiente de produtos químicos perigosos. E isso se aplica a línguas estrangeiras também. Ser capaz de entender o significado da palavra escrita também permite que os alunos se desenvolvam intelectualmente, social e emocionalmente.

A leitura é um processo multifacetado que se desenvolve apenas com a prática. Mas como melhorar essa prática? Veja abaixo e inspire-se para ler:

  1. Escolha bem seu livro: não comece com livros arcaicos ou muito antigos. Escolha algo mais contemporâneo, clássicos da literatura mas que tenham uma linguagem acessível para você.
  2. Escolha um tema que seja relevante para você: leia algo que você goste! Isso nos anima com a leitura pois você já possui algum conhecimento no tema!
  3. Evite distrações: desligue celulares, TVs, etc, enquanto ouve. Não divida sua atenção entre a leitura e outra coisa.
  4. Leia livros que você já leu em português: assim você terá certa familiaridade com a escrita do autor e poderá fazer associações significativas entre um idioma e outro além de não ficar tão focado na história, atendo sua atenção no vocabulário e na gramática.
  5. Leia livros sobre filmes e séries: provavelmente você já terá visto alguma série ou filme baseados em algum livro, e mesmo que a história às vezes seja um pouco diferente, você estará familiarizado de algum modo com ela.
  6. Entenda o contexto geral: não procure o significado de cada palavra no dicionário para a leitura não se tornar chata e monótona. Atenha-se ao contexto do livro, destaque as palavras que não entendeu e no final procure-as para tirar suas dúvidas.
  7. E por Fim: NÃO DESISTA!!!: Ler um livro em outra língua não é fácil mas a prática virá com o tempo, portanto siga em frente!

Estas foram algumas dicas sobre a importância da leitura? E você, qual a sua opinião quando você vê uma pessoa lendo em lugares públicos? E se este livro fosse em outra língua? E se essa pessoa fosse você????  Sugira aqui algum livro, blog, website ou outra plataforma para compartilhar seu conhecimento! Pergunta final: se você leu esse post até o final parabéns pois você possui mais concentração que a média das pessoas em geral!

 

Deixe uma Mensagem

Your email address will not be published.