Veja aqui algumas dicas para aprender idioma(s) com músicas!

Veja aqui algumas dicas para aprender idioma(s) com músicas!

Que tal ampliar seus horizontes com uma das coisas que mais gostamos de fazer? Ouvir músicas!

Além de ser rápido e divertido, músicas são ferramentas excelente para aprender novas culturas e para explorar o idioma aprendido.

 

via GIPHY

 

  1. Não escute somente o que você gosta: seria óbvio ouvir o que gostamos somente mas, muitas vezes outros estilos que não estamos acostumados a ouvir podem nos oferecer muito em termos de aprendizado, portanto busque por outros estilos como Rap, onde podemos aprender gírias e treinar a audição, pois cantam muito rápido!
  2. Repetição: repita a música várias vezes. Ouça no carro, no celular, em casa e até no chuveiro rsrs. A repetição ajuda no entendimento e fixação de palavras, porém nesse caso ouça algo que você goste senão você vai enjoar.
  3. Atenção na pronúncia: cuidado com músicas muito difíceis de entender. Pode ser uma boa prática, porém se você está em um nível mais iniciante pode acabar frustrado um pouco por não entender o que é dito, portanto procure músicas com cantores que pronunciam bem e em um ritmo mais lento.
  4. Ouça com a letra: para ajudar no item acima, ouça a música com a letra. É como ver um filme com legendas. Caso não entendamos algo, a letra nos dará aquela ajuda e assim saberemos o que estão falando e ao mesmo tempo ouvimos a pronúncia da palavra ou frase.
  5. Faça anotações: anote o que não sabe e o que sabe da letra da música. Escreva também o que você achar interessante e procure no dicionário depois. Conseguimos desenvolver bastante a leitura e a escrita ao anotar palavras e frases.
  6. Pesquise o significado das palavras e frases: em músicas ouvimos sempre expressões, frases idiomáticas, gírias e etc, que são muito úteis para usarmos, então atenção a elas. Observe combinações de palavras, não tente entende-as isoladamente mas sim em um contexto. Reflita bem sobre seu significado!
  7. Use ferramentas especializadas: sites e apps como Lyrics Training, Youtube e Spotify são ótimos para praticar do modo que estamos acostumados, seja acompanhando a música com seu vídeo e letra ou mesmo tentando entender e escrever partes dela para praticar.
  8. Cuidado com as traduções online: não confie 100% nas traduções que estão na internet. Procure ouvir a música e entendê-la fazendo os passos acima, depois ouça-a naturalmente repetidas vezes e o significado das expressões e palavras serão internalizados na sua memória.
  9. Memorização: ao praticarmos com música memorizamos a letra e consequentemente tudo mais relacionado a ela. Se já fizemos alguns passos acima como pesquisar palavras e fazer anotações, com certeza memorizaremos estas palavras e quando as ouvirmos novamente já saberemos seu significado!
  10. Repita todos os passos anteriores: repita tudo, todo dia e onde você puder! No trem, no ônibus, em casa, na casa da avó, enfim, pratiquem!

Quais músicas, cantores e bandas você usa para aprender seu idioma? Compartilhe com a gente!!!

 

via GIPHY

Designed by Freepik

Deixe uma Mensagem

Your email address will not be published.