A importância de falar ao estudar uma nova língua!

A importância de falar ao estudar uma nova língua!

E ae pessoal! Hoje terminamos a série sobre a importância de escutar, falar, ler e escrever ao estudar uma nova língua!

Hoje falaremos da fala, ou speaking em inglês, el hablar em espanhol, il parlare em italiano, le parler em francês e Sprechen em alemão.

Perguntas: Você trava na hora de falar em outra língua? Você acha que deve falar só quando souber todas as palavras que quer falar? Você não fala mesmo que fale algo errado?

A fala é o desejo a ser alcançado por praticamente todas as pessoas que estudam uma língua estrangeira pois o objetivo é transmitir uma mensagem à outra pessoa. E chegamos a mais uma pergunta: o que é ser fluente?

Essa questão é bastante subjetiva pois encontramos vários tipos de definições sobre a palavra fluência, a maioria usando palavras como facilidade, clareza e espontaneidade. Estudamos uma língua para nos comunicar portanto a transmissão da mensagem é o mais importante ao praticar a fala.

Para ser fluente é necessário ter calma e dedicação, além de entender que é um processo que leva tempo. Precisamos praticar, errar, repetir, anotar e revisar até acertar para que este conhecimento seja algo ativo e natural.

Nós, brasileiros, temos certa tendência de pensar que só falaremos quando adquirirmos 100% de conhecimento, ou quando eliminarmos o sotaque, ou quando não travarmos ao não lembrar uma palavra em uma frase, mas isso está completamente errado, sendo assim, preparamos abaixo algumas dicas para praticar e melhorar sua fala e transmitir sua mensagem!

1. Esqueça o sotaque:

as pessoas tendem a parar de falar quando percebem que estão falando com sotaque mas isso se chama perfeccionismo! Ainda mais se a pessoa for tímida, portanto esqueça disso e lembre-se que o importante é transmitir a mensagem!

2. Falem sem medo de cometer erros:

falar é cometer erros e cometendo erros é que se aprende, portanto não tenha medo de errar! Seu teacher irá corrigi-lo e você irá aprender, porém se não falamos não aprendemos!

3. Pratique em todas as oportunidades:

recebeu um estrangeiro na empresa? Tem contato com estrangeiros nos seus jogos online? Está discutindo algum tema na sala de aula? Pratique! Aproveite as oportunidades que aparecem!

4. Pratique as 4 habilidades:

Monteiro Lobato disse: “Quem não lê, mal ouve, mal fala, mal vê”. A fala geralmente é a habilidade mais difícil de “destravar” e a prática e equilíbrio nas outras 3 habilidades dão suporte para falar mais e melhor!

5. Assista filmes e séries com a legenda original:

isso ajuda na hora da compreensão pois estamos vendo e ouvindo o que está sendo dito e falaremos as palavras de modo correto posteriormente. Veja filmes que você já conhece e tente também os de ação pois as falas são menores e mais diretas.

6. Escute músicas: pesquise a letra:

Aprendemos muito vocabulário e expressões com a música. Tome cuidado com expressões e gírias que não possuem tradução livre.

7. Leia bastante:

ler ajuda a adquirir vocabulário e a linguagem necessária para melhorar nossa fala: Cuidado com textos muito literais ou mesmo muito avançados ou específicos. Leia algo que você goste ou já tenha familiaridade.

8. Ninguém nasceu sabendo de tudo:

Estude! Não há como aprender uma língua sem estudar e entrar em contato com ela sempre que possível!

9. E por fim: NÃO DESISTA!!!:

Não há vitória sem sacrifício portanto pratique e derrube todos os obstáculos que aparecerem!

Então galera, usando estas dicas com as outras dicas sobre a escrita, a audição e a leitura, temos certeza de que você irá se dar muito bem ao aprender uma língua e irá realizar todos os seus sonhos!

Que tal nos tornarmos fluentes estudando alguma língua na LS Idiomas?

Entre em contato através do nosso atendimento online: m.me/ls.idiomas