Saint Patrick’s Day – March 17th

Traditional Food and Drink on St. Patrick’s Day

Todo ano milhares de americanos com origem irlandesa se reúnem com seus parentes e amigos para compartilharem a tradicional refeição de corned-beef and cabbage, prato que a maioria das pessoas consome no dia.

Embora o repolho há anos seja um alimento tradicional na Irlanda, o corned-beef só começou a ser associado ao dia de St. Patrick na virada do século.

O corned-beef é carne de bovino inicialmente tratada em salmoura e posteriormente fervida em vinagre em fogo lento. Os pedaços empregados de carne costumam pertencer a cortes do que se denomina fralda. A origem do nome provém do processo de salga (em que se acrescentam grãos de sal, que em inglês se denominam corn); desta forma se pode traduzir literalmente como carne com grãos. Costuma ser enlatada para comercialização.

Os imigrantes irlandeses do bairro Lower East Side de Nova York substituíram o co

rned-beef pelo seu tradicional prato de Irish bacon para economizar dinheiro. Foi com os seus vizinhos Judeus  que eles aprenderam sobre esta alternativa mais barata.

Outro prato tradicional é o Irish soda bread (pão irlandês). Muito popular por toda Irlanda, o pão irlandês é um tipo de pão rápido, no qual o fermento próprio dos pães (yeast) é substituído por bicarbonato de sódio (cujo nome em inglês é bicarbonate of soda ou baking soda, daí deriva o nome soda bread).

As potato pancakes, conhecidas como boxty, também são tradição neste dia. Ela são feitas a partir da junção de purê de batatas com batatas raladas, resultando numa textura que em parte é panqueca, em outra é bolinho frito (hash brown).

Os donos de Irish pubs enlouquecem neste dia, colocando corante verde nas cervejas e as cervejas Guinness Stout se esgotam nos Irish Pubs! Também costuma-se beber bastante Irish Coffee, feito de uísque, açúcar, café quente com chantilly (whipped cream). Sounds delicious? It is!

Now that you know almost everything about St. Patrick’s Day, go out on March the 17th and enjoy yourselves! Why not try and spot a leprechaun or two to find your pot of gold…? Whatever it may be, don’t forget to wear green on this special day!